Avião, barco, trem, carro e moto: qual é a melhor forma de se deslocar pela Indonésia?

2020-Indoniesa-Transportation-Airline-3

Ao visitar a Indonésia, um país com mais de 5.000 quilômetros de extensão de leste a oeste, pensar em se locomover entre ilhas, cidades e até mesmo bairros pode ser uma tarefa exaustiva ? qual é a melhor forma de transporte? Eles são seguros? As opções são muitas ? carro, trem, barco, avião –  então, qual seria a melhor para você? Descubra aqui tudo o que você precisa para se deslocar pela Indonésia.

como-se-deslocar-pela-indonesia-elen-pradera-blog-6610802

Como se locomover pela Indonésia ? Viagens de Avião

Viajar de avião na Indonésia é muito tranquilo e uma das melhores opções. São muitas companhias low cost indo a diversas partes do país, te garantindo facilidade de locomoção, ganho de tempo e uma economia no orçamento da viagem.

Dentre as companhias aéreas disponíveis no país, as mais conhecidas e recomendadas são: Garuda Indonesia, a companhia aérea nacional da Indonésia que tem uma ótima reputação e é a mais confiável para utilizar por lá; e Citilink, sendo também a companhia nacional e a versão low cost da Garuda, com variedade de voos e horários, serviço bem parecido ao da Garuda, mas com preços bem mais em conta.

como-se-deslocar-pela-indonesia-cias-aereas-garuda-citilink-lion-air-batik-elen-pradera-blog-4579784

Já para outras companhias aéreas, você encontrará a Air Asia, com o slogan ?now everyone can fly? (agora todos podem voar, em inglês), eles cumprem o que prometem – com preços extremamente competitivos, é uma das companhias aéreas mais utilizadas, sendo muito popular entre os moradores locais que se deslocam entre as milhares de ilhas e cidades do país para visitarem suas famílias. A Lion Air é outra companhia low cost com oferta grande para vários destinos em diversos horários (pense em aproximadamente 10 voos diários de Jacarta a Bali). Outras empresas razoáveis são a Batik Air e a Wings Air, que não seriam a minha primeira opção – mas se precisar, eu pego sem problemas.

Eu indico viajar com Citilink e, caso queira esbanjar mais, Garuda. Para voar com a Air Asia e Lion Air, é preciso ter em mente o histórico de atrasos destas companhias aéreas – o tempo de espera não é muito grande mas, se o seu roteiro está muito apertado, os atrasos podem vir a ser um contratempo.

A minha ordem de escolha de companhia aérea na Indonésia é: Citilink ou Garuda em primeiro lugar sempre, Air Asia, Batik Air, Wings Air e Lion Air. Sobre a Sriwijaya Air, eu nunca quis utilizar, então não entra na minha lista.

como-se-deslocar-pela-indonesia-cias-aereas-garuda-citilink-lion-air-batik-elen-pradera-blog-5496209
blog_line-4845389

Como se locomover pela Indonésia ? Viagens de Barco

como-se-locomover-pela-indonesia-viagens-de-barco-elen-5bradera-blog-2929543

As melhores formas de viajar de barco são ao ir da ilha de Java ao norte de Bali, da região de Banyuwangi para Menjangan. Você também deve pegar barco para ir até as ilhas Gili, as Nusa Islands e também até Lombok (apesar de eu preferir ir até Lombok de avião mesmo ? os voos são super rápidos e não são muito caros, evitando assim possíveis problemas com o vento durante a travessia).

Para trajetos de Bali às Gili existem muitas empresas, mas eu indico a Blue Water Express. De Banyuwangi para Menjangan, você pode verificar os horários e preços no site da Indonesia Ferry (o porto em Bali é o Gilimanuk e o de Banyuwangi é o Ketapang).

blog_line-4845389

Como se locomover pela Indonésia ? Trem

Na Indonésia, a ilha de Java está bem conectada de trem. Você pode utilizá-lo para fazer os trajetos Jacarta-Bogor, mas também para conhecer os principais pontos da ilha, quer ver?

Você pode ir de trem de Jacarta até Yogyakarta, em uma jornada de aproximadamente 11 horas, para ver todos os templos e atrações da cidade mais cultural de Java; depois, você pode seguir de Yogyakarta a Malang, vendo o Monte Bromo e outras atrações imperdíveis quando estiver por lá (a viagem de trem dura mais ou menos 7 horas); de Malang, é hora de seguir viagem para ver Kawah Ijen, pegando um trem de Malang até Banyuangi (quase 7 horas de viagem).

Além disso, para quem quiser conhecer Surabaya (a segunda maior cidade da Indonésia), o trecho Jacarta-Surabaya pode ser feito de trem, em uma viagem com duração média de 12 horas. Outros trechos de trem são Yogyakarta-Banyuangi, com aproximadamente 13 horas de duração; e Surabaya-Banyuangi, distância percorrida em 7 horas.

DICA: como reservar passagens de avião e trem pela Indonésia

A melhor forma de encontrar todos os voos e trens disponíveis para o destino escolhido é através de sites locais. O Traveloka.com é um site confiável e o que eu utilizo para reservar todos os meus voos e passagens de trem na Indonésia. Ele é uma excelente opção, pois consolida todas as empresas em um único lugar, sem precisar entrar no site de cada companhia aérea, e ainda aceita cartões de crédito internacionais. O Tiket.com também é uma excelente opção, pois também tem um site em inglês e aceita cartões internacionais.

Mas se você quiser comprar as passagens de trem ao chegar ao país, é possível adquirir diretamente na estação ou em algumas lojas Alfamart ou Indomaret.

como-se-deslocar-pela-indonesia-cias-aereas-garuda-citilink-lion-air-batik-elen-pradera-blog-4295611
blog_line-4845389

Como se locomover pela Indonésia ? Carro

Você pode se locomover em muitas partes do país reservando um carro com motorista no hotel ou com agências de viagem no destino escolhido. Existem muitas empresas de viagem em Bali e Yogyakarta, e a diárias variam entre 500 e 800 mil IDR.

Mas se você quer ter mais flexibilidade, existe a opção de utilizar os aplicativos Go-Jek e Grab, que funcionam como Uber na Indonésia e em outros países do Sudeste Asiático. Apenas fique atento, pois em algumas regiões estes aplicativos não são permitidos, como Ubud e algumas partes de Canggu, em função de conflitos com motoristas locais.

como-se-locomover-pela-indonesia-viagens-de-carro-elen-pradera-blog-9684200
blog_line-4845389

Como se locomover pela Indonésia – Moto

Eu deixaria as motos apenas para Bali e Lombok, para ter flexibilidade para conhecer as praias e restaurantes, já que Go-Jek e Grab (os aplicativos que funcionam como Uber lá) são limitados em alguns lugares. Aluguel de carro com motorista por vários dias pode encarecer a viagem. Por isso, se você tiver disposição, não deixe de alugar uma moto ? os valores ficam entre 50 e 70 mil IDR por dia.

como-se-locomover-pela-indonesia-aluguel-de-moto-elen-pradera-blog-6520122


Espero ter ajudado você a escolher a melhor forma de transporte para viajar pela Indonésia. Não esqueça de salvar a foto abaixo para achar o post depois e, se tiver alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que vou adorar responder 😉


POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

elen-pradera

BEM-VINDO

Eu sou Elen e eu compartilho experiências de viagens - desde lugares para tomar um cafezinho até estadias em hotéis boutique. Estou aqui para te ajudar e orientar no planejamento das suas próximas férias.

kota-tua-jakarta-7546937

GUIA GRATUITO

Quer conhecer Jacarta, a capital da Indonésia? Então, garanta já o seu guia de viagem gratuito com os melhores pontos da cidade.

Destaques

Rolar para cima