Culinária indonésia: explorando os principais pratos do país

Indonesian Food Elen Pradera

A culinária indonésia é repleta de sabores e rica em especiarias, como as que atraíram os europeus para o país há mais de 500 anos: noz-moscada e cravo-da-índia. Arroz (ou nasi, em indonésio) se faz presente em cada refeição, inclusive no café da manhã; e ao se deslocar pelo país, você verá bastante a palavra soto, que significa sopa; goreng, para os pratos fritos; e sambal (um molho apimentado que tem diversas formas de ser feito, mas comumente leva pimenta, pasta de camarão, limão, açúcar e sal), que é amplamente utilizado para evidenciar os pratos salgados. Este post te dará um gostinho das principais comidas que você irá encontrar ao explorar a gastronomia indonésia.

Principais pratos da culinária indonésia

Nasi goreng

Arrisco dizer que nasi goreng é o principal prato da Indonésia, achado tanto em barracas simples na rua, quanto em restaurantes badalados. Ele é um arroz frito com molho de soja mais doce e consistente que o comum (chamado kecap manis), legumes e ovo. Ele é servido com acar – uma conserva indonésia com pepino, cebola e cenoura – e é possível encontrar variações do prato com a inclusão de carne vermelha, frango e frutos do mar.

Culinária-Indonésia-Conheça-os-pratos-do-país

Soto Ayam

Soto ayam é uma sopa de frango com macarrão de arroz bem fino, que é repleta de sabores e feita com ingredientes marcantes, sendo os mais impactantes o capim-limão, gengibre, açafrão e daun salam (conhecido como louro indonésio). Ela pode ser servida com uma porção de arroz branco.

Sop Buntut

Sop buntut é uma sopa de rabo de boi (que pode ser frito, grelhado ou cozido) com base líquida enriquecida com temperos como noz-moscada, cravo-da-índia e pimenta, servida com vegetais como batata, cenoura, tomate e aipo. Para adicionar ainda mais sabor, coloque algumas gotinhas de limão no topo e adicione sambal à vontade.

Beef Rendang

Para fazer beef rendang, a carna precisa ser cozida por horas em um molho com leite de coco e especiarias (uma mistura de capim-limão, açafrão, gengibre e pimenta). Quando o molho seca inteiramente, a carne fica cheia de sabor e super macia, podendo até dispensar o uso da faca. Na Indonésia, muitas pessoas utilizam a mão para comer e, quando precisam de algo para cortar, usam apenas a colher.

Satay

Encontrado em outros destinos do Sudeste Asiático, como Malásia, o satay é um espetinho de frango ou carne vermelha, no qual a proteína escolhida é marinada em açafrão, grelhada e servida com molho de amendoim.

Comida-típica-na-Indonésia

Gado-Gado

Uma salada de vegetais que tem como base o feijão-chicote, espinafre, batata, cenoura, milho e broto de feijão, e é servida com molho de amendoim. Proteínas como ovo, tofu e tempeh (soja fermentada) podem ser adicionadas ao Gado-Gado.

Ikan Bakar

Muito comum em áreas litorâneas, ikan bakar é um peixe grelhado que antes é marinado em uma pasta de especiarias. Normalmente ele é grelhado no carvão e servido com arroz branco.

Mie Ayam

Um prato de macarrão al dente frito com molho de soja indonésio e frango em cubos, muito fácil de ser encontrado em warungs (barracas, em indonésio) espalhados pelo país. Pode ser finalizado com cebolinha, alguma hortaliça e wonton.

Mie Goreng

Noodle frito com mais ou menos os mesmos ingredientes do nasi goreng (mencionado acima).

Soto Betawi

Soto betawi é uma sopa originária de Jacarta, capital da Indonésia, feita com carne vermelha e um caldo com leito de coco (pode acompanhar arroz branco).

Ayam Goreng

Ayam goreng – uma galinha com condimentos que, após ser frita, fica crocante por fora e suculenta por dentro.

Comida-Indonésia

Bakso

Também encontrado em várias barraquinhas de rua, bakso é super popular e consiste em almondegas de carne, porco, peixe ou frango (ou uma mistura peculiar dos anteriores) servidas em um caldo com cebola frita, ovo cozido e que pode conter vegetais, noodle ou macarrão de arroz fino, e tofu.

Gorengan

Literalmente, gorengan significa comida frita, e representa os lanches fritos encontrados nas ruas da Indonésia e que são bem acessíveis, dentre eles aipim, tofu, tempeh e banana.

Culinária Indonésia: Indomie, Pop Mie e outras marcas

Encontrados em qualquer supermercado, aeroporto e até servidos em voos, Indomie e Pop Mie nada mais são do que macarrão instantâneo. Eles são frequentemente consumidos a qualquer hora do dia e fazem parte da culinária indonésia mais raíz.

o-que-comer-na-indonésia

Quer experimentar uma aula de culinária indonésia? Aqui estão os melhores passeios em Bali para você pode aprender a cozinhar comida indonésia!

Planejando visitar a Indonésia? Leia tudo o que você precisa saber antes de visitar a Indonésia

Leia também:

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

1 comentário em “Culinária indonésia: explorando os principais pratos do país”

  1. Olá Elen Pradera que matéria legal !
    Quem tiver interesse apresento um Curso em ebook digital com receitas de culinária no formato de PDF. São mais de 240 receitas com diversos sabores, todas as receitas com seu modo de preparo muito bem esclarecido e fácil de aprender e fazer. É só acessar o link abaixo:
    https://hotm.art/culinarialegal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Elen-Pradera-Houston

BEM-VINDO

Olá! Meu nome é Elen e eu compartilho experiências de viagens - desde lugares para tomar um cafezinho até estadias em hotéis boutique. Estou aqui para te ajudar e orientar no planejamento das suas próximas férias.

kota-tua-jakarta-7546937

GUIA GRATUITO

Quer conhecer Jacarta, a capital da Indonésia? Então, garanta já o seu guia de viagem gratuito com os melhores pontos da cidade.

Destaques

Rolar para cima