Tudo o que você precisa saber antes de visitar a Indonésia

DSC035272018_07 Kota Tua_LR_Blog

 

A Indonésia é um país no Sudeste Asiático que está situado entre o Oceano Índico e o Oceano Pacífico e abrange uma costa quase 8 vezes maior que a do Brasil. Se você pretende visitar uma das ilhas do maior arquipélago do mundo, leia abaixo as informações práticas para a sua estadia.

 

Visto

Brasileiros viajando a turismo não precisam de visto para entrar na Indonésia, desde que a estadia seja inferior a 30 dias – mas atenção: para ingressar no país é necessário apresentar o passaporte com validade mínima de 6 meses e ter o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela. Para visitar o país por um período de 30 a 60 dias, é necessário obter o Visa on Arrival, um visto ao chegar ao país que custa US$ 35 e permite ficar 30 dias, sendo que no último dia deste primeiro mês será necessário ir até o escritório de imigração para conseguir mais 30 dias de extensão (não tente ficar mais tempo ilegalmente, pois o país cobra uma multa de 1 milhão IDR por cada dia além do concedido).

  • Covid-19 Update: No momento a Indonésia está fechada para turistas brasileiros, estando aberta apenas para turismo local e visitantes de aproximadamente 20 países (veja a lista dos países autorizados).

 

Idioma

O indonésio é o idioma oficial da Indonésia, uma língua derivada do malaio e que é falada por toda a população, que normalmente fala pelo menos dois idiomas – o indonésio e um dos outros 700 idiomas e dialetos do grupo étnico de origem.

É possível se virar bem com o inglês, mas algumas frases úteis em indonésio são:

  • Selamat pagi/ selamat siang/ selamat sore / selamat malam ? Bom dia (até às 10h) / boa tarde (das 11h às 15h) / boa tarde (das 15h às 18h) / boa noite (depois das 18h)
  • Terima kasih ? Obrigada (o)
  • Sama sama – De nada
  • Permisi – Com licença
  • Maaf – Desculpa
  • Apa kabar? – Como vai?
  • Di mana …? – Onde fica …?
  • Tolong, saya mau pergi ke … – Por favor, eu gostaria de ir a …
  • Berapa harga ini? – Quanto custa isto?
  • Saya mau beli ini –  Eu gostaria de comprar isto
  • Belok kanan/kiri – Vire à direita/esquerda
  • Tolong, satu lagi bir – Mais uma cerveja, por favor

 

Grupos de ilhas

As 17 mil ilhas da Indonésia foram unidas em 8 grandes grupos, que você provavelmente ouvirá bastante: Bali, Java, Sumatra, Nusa Tenggara, Kalimantan (o pedaço de Bornéu que pertence ao país), Maluku, Sulawesi e Papua.

 

Eletricidade

A fonte de energia elétrica é de 220 volts em todas as regiões, portanto, tenha cuidado ao trazer algum equipamento eletrônico de 110 volts. As tomadas possuem dois plugues de ponta arredondada (tecnicamente conhecidos como tipo C e F) e talvez você precise usar adaptadores.

 

Fuso horário

Toda a extensão do país inclui 3 fusos horários diferentes e não pratica o horário de verão.

GMT +7 | abrange Sumatra, Java, e regiões oeste e central de Kalimantan;

GMT +8 | cobre as regiões leste e sul de Kalimantan, Sulawesi, Bali e Nusa Tenggara;

GMT +9 | compreende Maluku e Papua.

 

Moeda

A rúpia indonésia, também conhecida como IDR e representada com um Rp, é a moeda do país. As casas de câmbio aceitam as principais moedas mundiais (dólar, euro, libra, dólar de Singapura, etc.) e podem ser encontradas, por exemplo, dentro dos principais shoppings em Jacarta, nos centros de Seminyak e Kuta em Bali, e em bancos e hotéis em Yogyakarta.

Ao viajar para áreas com turismo menos desenvolvido, carregue sempre a moeda local com você – caso não tenha ao chegar ao país, faça a troca ainda no aeroporto para cobrir os primeiros gastos até achar uma casa de câmbio com uma cotação melhor.

Dica: Fique atento aos golpes em lojas de conversão em Bali! Quando o atendente vai entregar as rúpias e conta todas as notas na sua frente, ele dá a impressão de que o valor está certo mas, sem você perceber, ele deixa cair algumas notas numa gaveta aberta atrás do balcão, e você recebe menos dinheiro do que deveria. Por isso, sempre conte mais de uma vez ainda dentro do estabelecimento.

 

Quando visitar

O arquipélago está localizado na linha do equador, o que faz com que o clima seja, sobretudo, quente e úmido. A temperatura varia pouco ao longo do ano e, esquecendo um pouco as quatro estações que temos, na Indonésia existem basicamente duas épocas: seca, que vai de abril a outubro; e chuvosa, de novembro a março (sendo abril e outubro os meses intermediários, e janeiro e fevereiro os mais chuvosos). 

Sendo assim, a melhor época para visitar a Indonésia (e Bali!) é ente os meses de abril e outubro.

 

Segurança

A Indonésia é um país seguro, principalmente quando comparado a outros com a mesma quantidade de pessoas, e os principais crimes no país são pequenos furtos. Em 2016, Jacarta, a cidade mais populosa do país, teve número de roubo e furtos a carros 64 vezes menor do que o estado de São Paulo.

 

Drogas e Álcool

Por último, mas não menos importante, é permitido a entrada de apenas um litro de bebida alcoólica por pessoa no país, e tráfico e consumo de drogas na Indonésia são ilegais e punidos com pena de morte.

blog_line-4845389

Aproveite para conferir outros posts sobre a Indonésia:

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

6 comentários em “Tudo o que você precisa saber antes de visitar a Indonésia”

    1. Olá Rogildo, tudo bem?
      Obrigada por acessar o blog.
      Olha, depende muito do seu estilo de viagem e de onde você está. O mais caro definitivamente é a passagem aérea – uma passagem do Rio de Janeiro pra Jacarta pode sair entre 3 e 6 mil reais.
      Depois da passagem o custo mais alto é a hospedagem – clicando aqui você pode ver sugestões de hotéis que tem diárias a partir de 50 dólares
      E comida e bebida são bem acessíveis

    1. Olá Henrique! No momento a Indonésia está fechada para turistas, estando aberta apenas para turismo local e pessoas com visto de residente ou de negócios.
      Eles estão pretendendo abrir Bali em Julho/Agosto para viajantes de algumas nacionalidades, mas é provável que o Brasil não esteja nesta primeira fase.

  1. oi Elen, tu sabe me dizer se a Indonésia ainda continua sem cobrar brasileiros que fiquem menos de 30 dias lá? No seu artigo você disse que brasileiros não precisam de visto na entrada podendo ficar até 30 dias. Ainda é válida esta informaçāo mesmo depois da pandemia?
    Att
    Luis

    1. Olá, Luis! Tudo bem?
      No momento a Indonésia está fechada para turistas, estando aberta apenas para turismo local. Atualmente só pode entrar no país quem tem visto de residente, quem está viajando ao país para fazer negócios, e algumas outras opções (https://www.imigrasi.go.id/covid19/detail/1b645389/border-closures-and-exceptions), sendo necessário fazer a aplicação antecipadamente.
      Eles estão pretendendo abrir Bali em Julho/Agosto para visitantes de alguns países, mas ainda não existe nenhuma informação oficial e nem quais seriam os requisitos para entrada.
      Aqui você pode acompanhar as últimas novidades em relação à pandemia e abertura do país https://www.imigrasi.go.id/covid19.
      Se tiver mais alguma dúvida, é só falar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

elen-pradera

BEM-VINDO

Eu sou Elen e eu compartilho experiências de viagens - desde lugares para tomar um cafezinho até estadias em hotéis boutique. Estou aqui para te ajudar e orientar no planejamento das suas próximas férias.

kota-tua-jakarta-7546937

GUIA GRATUITO

Quer conhecer Jacarta, a capital da Indonésia? Então, garanta já o seu guia de viagem gratuito com os melhores pontos da cidade.

Destaques

Rolar para cima