O que fazer em Mascate: o essencial para conhecer a capital de Omã

DSC07095_LR_IG

Encontre neste post dicas de Mascate, capital de Omã, incluindo o que fazer, onde se hospedar e restaurantes para visitar.

Sobre Mascate 

Sendo a maior cidade e capital de Omã, Mascate é a porta de entrada para conhecer as maravilhas deste país árabe. A cidade já foi o principal porto na região do Golfo e esteve entre os mais importantes portos de comércio do Oceano Índico e, apesar de ser a principal cidade do país, Mascate ainda é considerada uma cidade pequena para os padrões dos que vivem em grandes metrópoles. Nela você se encantará com os prédios baixos e neutros (pintados principalmente de branco e bege), canteiros de flores bem cultivados, palmeiras variadas, e montanhas de diferentes cores e formatos que escondem as águas do Golfo de Omã.

O-que-fazer-em-Mascate-Omã

O que fazer em Mascate

O que fazer em Mascate – Grande Mesquita do Sultão Qaboos (Sultan Qaboos Grand Mosque)

Se você tiver apenas pouco tempo em Mascate e só puder conhecer uma atração, nem pense muito, vá direto à Sultan Qaboos Grand Mosque (Grande Mesquita do Sultão Qaboos), a principal atração da cidade. Sendo uma verdadeira obra-prima arquitetônica, um dos destaques da mesquita é o tapete que pesa 21 toneladas e levou 4 anos para ser construído por 600 mulheres, sendo a maioria das cores obtida através de técnicas naturais tradicionais. Além disso, o grande lustre de cristal que pende do salão principal é tão impactante quanto o tapete – uma curiosidade é que os dois itens já foram os maiores do mundo, até serem substituídos pelos que estão atualmente na Mesquita do Sheikh Zayed, em Abu Dhabi.

Sultan-Qaboos-Mosque-Mascate-Omã

Na Sultan Qaboos Grand Mosque você também encontrará um centro de estudo islâmicos, que está disponível para quem quiser entender mais sobre a religião. Então, se tiver alguma pergunta ou dúvida sobre o islamismo, não deixe de passar por lá.

O acesso a visitantes é gratuito, e acontece de sábado a quinta das 8h às 11h (sexta é o dia que apenas muçulmanos têm acesso). Nós chegamos no horário de abertura, às 8h, e fomos os primeiros a entrar.

Sultan-Qaboos-Mosque-Mascate-Omã

Em tempo: visitantes devem se vestir de forma conservadora, cobrindo todo o braço e pernas até o tornozelo. Para as mulheres, existe também a exigência de cobrir o cabelo quando estiverem dentro das dependências da mesquita.

O que fazer em Mascate – Corniche e Muttrah Souq

Ao andar pela Corniche, que podemos chamar de orla, você sentirá o aroma marcante de perfume árabe, ver pessoas aproveitando o dia e se distrair com a folia dos pombos voando enquanto tentam conseguir comida. Você pode caminhar desde o Porto da cidade até o famoso Forte de Mascate, aproveitando para parar no Muttrah Souq (de sábado a quinta, das 8h às 13h e 17h às 21h; sexta das 17h às 21h), um mercado cheio de ouro, prata, perfumes e tecidos. Os vendedores ficam oferecendo olíbano (um tipo de resina utilizada na fabricação de incenso e perfumes), cashmere, e lá você poderá se encantar com inúmeras luminárias.

Na Corniche, perto do Porto, fica o Fish Market (Mercado de Peixes). Quem não gosta de ver os animais dispostos de maneira comercial, pode ir até lá apenas para admirar a vista da orla que se estende até o Forte.

Corniche-Mascate-Omã

O que fazer em Mascate – Forte de Mascate

O Forte de Mascate é uma edificação antiga, do século 16, e foi construído quando os portugueses ainda eram os senhores da região. Se tiver tempo, aproveite para ver o pôr do sol lá em cima – você verá que, do topo, as casas brancas dão a sensação de estar vendo uma revista com fotos de alguma cidade grega (por causa do conjunto dos prédios baixos e de tons claros com a orla e o mar).

Forte-de-Mascate-Omã

O que fazer em Mascate – Al Alam Palace  (o Palácio do Sultão)

Como falei anteriormente, a cidade inteira tem um tom branco e bege com montanhas áridas angulares em volta, então prepare-se para se surpreender ao ver o Al Alam Palace – o Palácio do Sultão Qaboos, com suas cores vivas e não convencionais (turquesa e dourado cintilante) se destacando em um mar de casas e prédios de tons neutros. A parte interna do palácio é inacessível, mas você ainda pode ir até os portões, ver a estrutura e caminhar pelos jardins em frente ao palácio.

Al-Alam-Palace-Mascate-Omã

O que fazer em Mascate – Royal Opera House

Na Royal Opera House você poderá assistir impressionantes apresentações, uma mistura diversificada de números de ópera, balé, jazz e música árabe (acesse o site para ver a agenda e adquirir os ingressos).  Mesmo que você não consiga assistir a um espetáculo, a sala de concertos vale a pena ser visitada por sua impressionante arquitetura islâmica, feita com mármore italiano e tetos de madeira. O tour guiado é bem rápido e custa 3 OMR por pessoa.

O que fazer em Mascate – Praias

Se estiver dirigindo em Mascate, aproveite para sair sem destino e parar em algumas praias da cidade. Uma delas é a Qantab Beach, que tem falésias, barcos de pescadores e um ritmo tranquilo de uma região à beira mar.

Praias-mascate-Omã
blog_line-4845389

Onde comer em Mascate

Os lugares que comi e indico em Mascate (sem ser em hotéis) foram: Bait al Luban com comida saborosa e decoração árabe, incluindo áreas para desfrutar a refeição sentado no chão, e com uma varandinha onde você pode sentar para ver a orla/corniche (aproveite para pedir o karak tea – uma bebida quente feita com chá preto, leite e cardamomo); Turkish House, um restaurante de frutos do mar – bem informal – onde você pode escolher o peixe e pedir para eles grelharem na hora. Uma boa pedida lá também é o camarão e as saladas, como fatoush; Kargeen é um restaurante muito fofo, com um grande pátio com mesas grandes de madeira, decoração com almofadas de tecidos clássicos e lanternas. Ao visita-lo, peça o suco de abacaxi, que vem dentro da fruta, e o café de Oman (que é feito com água de rosas, cardamomo e açafrão).

Sultan-Qaboos-Mosque-Mascate-Omã

Onde se hospedar em Mascate

Mascate não tem uma área que seja essencial se hospedar, principalmente se você estiver de carro. Ou seja, fique livre para escolher o hotel que mais te agrade, sem se preocupar muito com a localização. Deixo aqui a minha seleção:

  • Al Bustan Palace, A Ritz-Carlton Hotel: um lindo hotel 5 estrelas situado nas montanhas Al Hajar com vista para o Mar de Omã. Ele tem 3 restaurantes, incluindo um de frutos do mar e um chinês, e tem a sua própria praia privada.
  • Shangri-La Al Husn Resort & Spa: este resort só para adultos é um lugar dos sonhos para ficar em Mascate. A decoração lembra os palácios árabes e é vista nos quartos e em todo o hotel. Além disso, Shangri-la tem uma praia privada, e alguns quartos oferecem vistas deslumbrantes do mar.
  • Kempinski Hotel Muscat: um moderno hotel 5 estrelas. Neste hotel de luxo, as piscinas são perfeitas para se refrescar durante os meses de verão.
  • The Chedi Muscat: um dos melhores hotéis em Mascate, o The Chedi é um hotel de luxo com piscinas cristalinas (incluindo uma só para adultos) e todas as vantagens que você espera de um resort 5 estrelas.
Mascate-Omã

Como se deslocar em Mascate

Para quem pretende ficar apenas na capital, em Mascate, é possível utilizar o serviço de táxi que é amplamente disponível. Entretanto, caso esteja planejando visitar também outras cidades do país, alugar um carro é a melhor opção, pois você terá flexibilidade para fazer a sua road trip parando quando quiser.

O que saber para visitar Omã

Visto

Brasileiros precisam de visto para entrar em Omã. Ele pode ser obtido online com uma autorização de permanência de 10 ou 30 dias, com valores a partir de 5 OMR.

Ao solicitar o visto para Omã, é necessário anexar uma cópia do passaporte e uma foto. Depois disso, é só esperar receber o e-mail com a aprovação (o meu demorou 24 horas), depois imprimir para apresentar à imigração na chegada.

Junto com o visto, todos os viajantes que chegam a Omã precisam apresentar um certificado de vacina COVID-19 declarando que receberam duas doses de qualquer vacina COVID-19 aprovada pelo país (Pfizer BioNTech, Oxford Astrazeneca, Covishield AstraZeneca, Sputnik, Sinovac, Moderna e Sinopharm), ou uma dose única da Johnson & Johnson. A última dose deve ter sido recebida pelo menos quatorze (14) dias antes da chegada.

Além disso, ter um seguro de saúde internacional é um dos pré-requisitos mais recentes para entrar em Omã. Meu recurso de seguro de viagem recomendado e usado é o SquareMouth, uma plataforma para buscar a melhor opção entre as companhias de seguro de viagem. Ele permite que os viajantes adquiram instantaneamente uma apólice de seguro de viagem de todos os principais provedores nos EUA e também deixa claro a cobertura relacionada à COVID de cada apólice.

Ainda, todos os visitantes que chegam em Omã em voos internacionais longos (que levam 8 horas ou mais) devem apresentar um teste de PCR negativo realizado dentro de 96 horas antes da chegada. Para voos mais curtos (com menos de 8 horas), o teste PCR pode ser feito até 72 horas antes da chegada.

Por último, Omã também exige comprovante internacional de vacinação contra febre amarela de países que tenham risco de transmissão, incluindo o Brasil. Portanto, é recomendado ter o comprovante para entrar no país.

Leia mais sobre os últimos requerimentos para visitar Omã.

Eletricidade

A voltagem em Omã é de 240 V e os plugues e tomadas são do tipo G (o mesmo do Reino Unido).

Moeda

A moeda usada em Omã é o rial omanense (OMR). Você pode verificar a taxa de câmbio atual no Google.

Melhor época para visitar Omã

A melhor época para visitar Omã é de outubro a abril, quando as temperaturas estão mais amenas. Tenha cuidado ao visitar o país de maio a setembro, quando os termômetros podem facilmente chegar a 50°C.

Independentemente da estação, esteja preparado para as baixas temperaturas nas montanhas de Jebel Akhdar e no deserto Wahiba Sands, onde você precisará usar um suéter e/ou uma jaqueta corta-vento.

Os melhores passeios em Omã

Alguns dos melhores passeios e coisas para fazer em Omã são:

Onde ficar em Omã (os melhores hotéis do país)

Eu recomendo reservar seus hotéis no Booking.com para obter a melhor tarifa e outras vantagens, como descontos geniais e cancelamento gratuito se seus planos mudarem.

Expedia também é um ótimo lugar para encontrar ofertas de hotéis e estadias exclusivas.

Os melhores hotéis para ficar em Omã são:

OS MELHORES HOTÉIS DE MASCATE

  • Al Bustan Palace, A Ritz-Carlton Hotel: um lindo hotel 5 estrelas situado nas montanhas Al Hajar com vista para o Mar de Omã. Ele tem 3 restaurantes, incluindo um de frutos do mar e um chinês, e tem a sua própria praia privada.
  • Shangri-La Al Husn Resort & Spa: este resort só para adultos é um lugar dos sonhos para ficar em Mascate. A decoração lembra os palácios árabes e é vista nos quartos e em todo o hotel. Além disso, Shangri-la tem uma praia privada, e alguns quartos oferecem vistas deslumbrantes do mar.
  • The Chedi Muscat: um dos melhores hotéis em Mascate, o The Chedi é um hotel de luxo com piscinas cristalinas (incluindo uma só para adultos) e todas as vantagens que você espera de um resort 5 estrelas.
  • Kempinski Hotel Muscat: um moderno hotel 5 estrelas. Neste hotel de luxo, as piscinas são perfeitas para se refrescar durante os meses de verão.

MELHORES HOTÉIS DE NIZWA

MELHORES HOTÉIS DO SUR

  • Zaki Hotel Apartment: este hotel é um excelente lugar para se hospedar em Sur – conta com quartos confortáveis ​​e tem um ótimo restaurante de frutos do mar.
  • Sur Plaza Hotel: embora Sur não tenha uma grande variedade de hotéis, Sur Plaza é um bom lugar se você só precisa de uma cama para dormir à noite.

MELHORES HOTÉIS DE LUXO EM OMÃ

  • Alila Jabal Akhdar: um hotel de luxo com vista para as montanhas de Omã. É o lugar perfeito para relaxar na piscina infinita aquecida enquanto aprecia a vista, fazer um tratamento no spa ou uma caminhada pelo lindo cenário ao redor. Alila é um dos melhores hotéis em Omã para uma lua de mel ou outras ocasiões especiais.
  • Anantara Al Jabal Al Akhdar Resort: sendo o resort 5 estrelas mais alto do Oriente Médio, o Anantara oferece vistas impressionantes das montanhas de Omã. Toda a propriedade é fantástica, mas a linda piscina infinita ganha como o recurso mais bonito.
  • Six Senses Zighy Bay: um hotel de luxo à beira-mar cercado por montanhas. Uma das experiências mais únicas é escolher chegar a este paraíso isolado de lancha, 4×4 ou parapente. As deslumbrantes vilas do Six Senses têm piscinas privativas e são projetadas como uma vila tradicional de Omã.
  • Al Baleed Resort Salalah by Anantara: um hotel à beira-mar no sul de Omã. Este hotel oásis é o primeiro e único resort de luxo com piscina na área – um lugar perfeito para um roteiro fora do comum pelo país.

Transporte em Omã

Aluguel de carros: A melhor maneira de se locomover em Omã é de carro. Planeje alugar um carro assim que chegar a Mascate, para poder explorar o país como quiser. Eu uso a RentalCars para minhas necessidades de aluguel de carros e é a plataforma que eu recomendo.

blog_line-4845389

Continue a sua viagem por Omã lendo:

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

2 comentários em “O que fazer em Mascate: o essencial para conhecer a capital de Omã”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Elen-Pradera-Houston

BEM-VINDO

Olá! Meu nome é Elen e eu compartilho experiências de viagens - desde lugares para tomar um cafezinho até estadias em hotéis boutique. Estou aqui para te ajudar e orientar no planejamento das suas próximas férias.

kota-tua-jakarta-7546937

GUIA GRATUITO

Quer conhecer Jacarta, a capital da Indonésia? Então, garanta já o seu guia de viagem gratuito com os melhores pontos da cidade.

Destaques

Rolar para cima