O que fazer em Sur, Omã

DSC07904_LR_IG

Sur é uma cidade litorânea de Omã que está localizada a 200 quilômetros da capital do país, Mascate. A cidade praiana é tranquila e oferece atrações históricas, culturais e naturais, e entra no roteiro de muitos viajantes que visitam Omã por ser uma parada estratégica para quem quer fazer uma road trip pelo país – uma conexão entre Mascate e o deserto Wahiba Sands. Descubra neste post o que fazer em Sur, desde a saída da capital omani até a chegada ao deserto do país.

O que fazer em Sur – Bimmah Sinkhole

Saindo de Mascate, a primeira atração do dia será o Bimmah Sinkhole, uma das mais incríveis piscinas naturais que você verá. O local fica a mais ou menos 90 minutos da capital, Mascate, e ao chegar lá você verá um lago no fundo de um buraco, com cores que transitam do azul para o verde, de acordo com a luz do sol. Os geólogos dizem que este poço, que tem cerca de 40 metros de largura e 20 metros de profundidade, foi criado quando uma caverna de calcário desmoronou, mas muitos locais discordam, afirmando que um pedaço da lua caiu do céu e fez o buraco gigante. A vista de cima já é espetacular, mas a água clara e magnífica pode ser particularmente convidativa quando o sol bate durante o dia. Lá é possível entrar na água e, se você ceder à tentação e mergulhar os dedos na água, poderá ter uma massagem nos pés dada pelos peixinhos que estão lá.

Bimmah-Sinkhole-Omã

O horário de abertura do Bimmah Sinkhole é às 8h, mas chegamos lá às 7h30 e conseguimos entrar sem problemas (sim, saímos à 6h de Mascate). Use roupas de banho (mas eles também têm um banheiro que você pode usar para se trocar) e, se tiver, use um sapato aquático para entrar na água.

O que fazer em Sur – Wadi Shab

Depois de sair do Bimmah Sinkhole, é hora de seguir por aproximadamente 20 minutos até o Wadi Shab – um dos muitos wadis de Omã. Wadi é um termo árabe que se refere a um leito de rio seco que contém água em certas épocas do ano, normalmente quando ocorre chuva intensa, formando piscinas nas quais é possível nadar.

Ao chegar ao estacionamento do Wadi Shab, é necessário pegar um barquinho por 1 OMR por pessoa (o valor já inclui a ida e volta) para atravessar um curto trecho de rio e daí começar uma trilha super tranquila de mais ou menos 45 minutos por um vale deslumbrante, passando por cenários com rochas de diferentes tamanhos e muita vegetação, até chegar ao ponto em que é possível nadar. Aproveite ao máximo o seu tempo e não deixe de percorrer todo o canyon para admirar o cenário completo. Ao nadar pela piscina natural, não deixe de ver a cachoeira e a caverna, cuja entrada se dá mergulhando.

Em tempo: eu fiz a trilha de chinelo e achei ok, mas muitas pessoas estavam de tênis (o que eu não recomendo, pois você pode precisar molhar os pés na água). Acho que o mais indicado é uma sandália ou papete de trilha, que te permitirá molhar os pés, caso necessário.

O que fazer em Sur – Fins Beach

Saindo do Wadi Shab é hora de partir para Sur. Porém, se quiser, aproveite para parar na Fins Beach, que fica bem perto do wadi. A praia tem água azul cristalina e falésias nas duas margens. Considerando a sua extensão, a praia estava completamente vazia, e tivemos como companhia apenas um burro solitário e poucas famílias fazendo churrasco.

Finns-Beach-Sur-Omã

O que fazer em Sur – Sur Lighthouse

Ao chegar a Sur, dependendo da hora, você poderá fazer muitos programas, mas se quiser escolher apenas um, vá ao Lighthouse ou Farol de Sur. Ele é uma ótima opção para ter uma vista da cidade praiana, e entender um pouquinho da geografia da cidade. A construção é admirável, com cores neutras que ressaltam a cúpula turquesa no seu teto. Apesar do farol em si estar fechado (a subida não é permitida), você pode passar um tempo andando ao redor e apreciando a vista, principalmente o pôr do sol.

Sur-Lighthouse-Omã

O que fazer em Sur – Corniche

Assim como Mascate, Corniche (ou orla) de Sur é ótima para uma caminhada. Na praia, você verá crianças jogando futebol e alguns barcos de pescadores.

Corniche-Sur-Omã

O que fazer em Sur – Ras Al Jinz Turtle Reserve

A maioria das pessoas fica em Sur porque a cidade está próxima à reserva de tartarugas Ras Al Jinz (mais ou menos 40 minutos de distância). Você pode ir até lá para um passeio noturno, que começa após o pôr do sol, ou um passeio matinal, que começa bem cedinho, para ver os grandes buracos na areia com tartarugas no interior. É possível vê-las o ano inteiro, mas a alta temporada vai de julho a outubro.

O que fazer em Sur – Wadi Bani Khalid

Terminando tudo o que quiser fazer em Sur, continue a sua road trip por Omã seguindo para o deserto Wahiba Sands, mas fazendo uma parada estratégica no Wadi Bani Khalid. Ele é mais amplo que o Wadi Shab e é mais facilmente acessível ? fica a uns 30 minutos de Sur e é possível chegar até lá de carro, sem necessidade de barco e trilha.

O-que-fazer-em-Sur-Omã

Wadi Bani Khalid é um oásis deslumbrante no deserto, com águas cristalinas cercadas por palmeiras e montanhas escarpadas. O lugar é extenso e as piscinas são enormes, por isto nadar nelas é extremamente refrescante. E o bom é que, se a fome bater, eles têm um restaurante por lá, assim como um banheiro, caso você queira trocar de roupa depois de nadar.

O-que-fazer-em-Sur-Omã

Onde comer em Sur

Como passamos apenas uma noite em Sur, comemos no restaurante Zaki, que disponibilizava muitos dos pratos deliciosos encontrados por Omã, com destaque para o peixe grelhado.

Dicas para aproveitar o melhor de Sur

Mulheres provavelmente se sentirão mais confortáveis usando roupa de banho mais conservadora – troque o biquíni por um maiô. Mesmo assim, eu precisei colocar uma camisa para mergulhar no Wadi Bani Khalid, pois haviam muitas famílias locais por perto.

Em relação à hospedagem, não existe muita oferta em Sur, mas eu recomendo o hotel que fiquei hospedada: o Sur Plaza Hotel.

Evite visitar os pontos acima às sextas e sábados, pois como é o fim de semana árabe, muitos lugares acabam ficando mais cheios.

O que saber para visitar Sur, Omã

Visto

Brasileiros precisam de visto para entrar em Omã. Ele pode ser obtido online com uma autorização de permanência de 10 ou 30 dias, com valores a partir de 5 OMR.

Ao solicitar o visto para Omã, é necessário anexar uma cópia do passaporte e uma foto. Depois disso, é só esperar receber o e-mail com a aprovação (o meu demorou 24 horas), depois imprimir para apresentar à imigração na chegada.

Junto com o visto, todos os viajantes que chegam a Omã precisam apresentar um certificado de vacina COVID-19 declarando que receberam duas doses de qualquer vacina COVID-19 aprovada pelo país (Pfizer BioNTech, Oxford Astrazeneca, Covishield AstraZeneca, Sputnik, Sinovac, Moderna e Sinopharm), ou uma dose única da Johnson & Johnson. A última dose deve ter sido recebida pelo menos quatorze (14) dias antes da chegada.

Além disso, ter um seguro de saúde internacional é um dos pré-requisitos mais recentes para entrar em Omã. Meu recurso de seguro de viagem recomendado e usado é o SquareMouth, uma plataforma para buscar a melhor opção entre as companhias de seguro de viagem. Ele permite que os viajantes adquiram instantaneamente uma apólice de seguro de viagem de todos os principais provedores nos EUA e também deixa claro a cobertura relacionada à COVID de cada apólice.

Ainda, todos os visitantes que chegam em Omã em voos internacionais longos (que levam 8 horas ou mais) devem apresentar um teste de PCR negativo realizado dentro de 96 horas antes da chegada. Para voos mais curtos (com menos de 8 horas), o teste PCR pode ser feito até 72 horas antes da chegada.

Por último, Omã também exige comprovante internacional de vacinação contra febre amarela de países que tenham risco de transmissão, incluindo o Brasil. Portanto, é recomendado ter o comprovante para entrar no país.

Leia mais sobre os últimos requerimentos para visitar Omã.

Eletricidade

A voltagem em Omã é de 240 V e os plugues e tomadas são do tipo G (o mesmo do Reino Unido).

Moeda

A moeda usada em Omã é o rial omanense (OMR). Você pode verificar a taxa de câmbio atual no Google.

Melhor época para visitar Omã

A melhor época para visitar Omã é de outubro a abril, quando as temperaturas estão mais amenas. Tenha cuidado ao visitar o país de maio a setembro, quando os termômetros podem facilmente chegar a 50°C.

Independentemente da estação, esteja preparado para as baixas temperaturas nas montanhas de Jebel Akhdar e no deserto Wahiba Sands, onde você precisará usar um suéter e/ou uma jaqueta corta-vento.

Os melhores passeios em Omã

Alguns dos melhores passeios e coisas para fazer em Omã são:

Onde ficar em Omã (os melhores hotéis do país)

Eu recomendo reservar seus hotéis no Booking.com para obter a melhor tarifa e outras vantagens, como descontos geniais e cancelamento gratuito se seus planos mudarem.

Expedia também é um ótimo lugar para encontrar ofertas de hotéis e estadias exclusivas.

Os melhores hotéis para ficar em Omã são:

OS MELHORES HOTÉIS DE MASCATE

  • Al Bustan Palace, A Ritz-Carlton Hotel: um lindo hotel 5 estrelas situado nas montanhas Al Hajar com vista para o Mar de Omã. Ele tem 3 restaurantes, incluindo um de frutos do mar e um chinês, e tem a sua própria praia privada.
  • Shangri-La Al Husn Resort & Spa: este resort só para adultos é um lugar dos sonhos para ficar em Mascate. A decoração lembra os palácios árabes e é vista nos quartos e em todo o hotel. Além disso, Shangri-la tem uma praia privada, e alguns quartos oferecem vistas deslumbrantes do mar.
  • The Chedi Muscat: um dos melhores hotéis em Mascate, o The Chedi é um hotel de luxo com piscinas cristalinas (incluindo uma só para adultos) e todas as vantagens que você espera de um resort 5 estrelas.
  • Kempinski Hotel Muscat: um moderno hotel 5 estrelas. Neste hotel de luxo, as piscinas são perfeitas para se refrescar durante os meses de verão.

MELHORES HOTÉIS DE NIZWA

MELHORES HOTÉIS DO SUR

  • Zaki Hotel Apartment: este hotel é um excelente lugar para se hospedar em Sur – conta com quartos confortáveis ​​e tem um ótimo restaurante de frutos do mar.
  • Sur Plaza Hotel: embora Sur não tenha uma grande variedade de hotéis, Sur Plaza é um bom lugar se você só precisa de uma cama para dormir à noite.

MELHORES HOTÉIS DE LUXO EM OMÃ

  • Alila Jabal Akhdar: um hotel de luxo com vista para as montanhas de Omã. É o lugar perfeito para relaxar na piscina infinita aquecida enquanto aprecia a vista, fazer um tratamento no spa ou uma caminhada pelo lindo cenário ao redor. Alila é um dos melhores hotéis em Omã para uma lua de mel ou outras ocasiões especiais.
  • Anantara Al Jabal Al Akhdar Resort: sendo o resort 5 estrelas mais alto do Oriente Médio, o Anantara oferece vistas impressionantes das montanhas de Omã. Toda a propriedade é fantástica, mas a linda piscina infinita ganha como o recurso mais bonito.
  • Six Senses Zighy Bay: um hotel de luxo à beira-mar cercado por montanhas. Uma das experiências mais únicas é escolher chegar a este paraíso isolado de lancha, 4×4 ou parapente. As deslumbrantes vilas do Six Senses têm piscinas privativas e são projetadas como uma vila tradicional de Omã.
  • Al Baleed Resort Salalah by Anantara: um hotel à beira-mar no sul de Omã. Este hotel oásis é o primeiro e único resort de luxo com piscina na área – um lugar perfeito para um roteiro fora do comum pelo país.

Transporte em Omã

Aluguel de carros: A melhor maneira de se locomover em Omã é de carro. Planeje alugar um carro assim que chegar a Mascate, para poder explorar o país como quiser. Eu uso a RentalCars para minhas necessidades de aluguel de carros e é a plataforma que eu recomendo.

blog_line-4845389

Leia também:

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Elen-Pradera-Houston

BEM-VINDO

Olá! Meu nome é Elen e eu compartilho experiências de viagens - desde lugares para tomar um cafezinho até estadias em hotéis boutique. Estou aqui para te ajudar e orientar no planejamento das suas próximas férias.

kota-tua-jakarta-7546937

GUIA GRATUITO

Quer conhecer Jacarta, a capital da Indonésia? Então, garanta já o seu guia de viagem gratuito com os melhores pontos da cidade.

Destaques

Rolar para cima