O que fazer em Nizwa, a cidade histórica de Omã

DSC08597_LR_IG

Encontre neste post um guia completo com o que fazer em Nizwa, Omã, recomendações de hotéis para ficar na cidade, e outras dicas para conhecer o país.

Nizwa, é uma cidade montanhosa localizada no norte de Omã, a aproximadamente 1,5 horas de Mascate, capital do país. Rica em história e cultura, o lugar guarda até hoje a importância que conquistou em séculos passados, através de uma conexão entre o interior acidentado e as regiões da planície costeira.

Em Nizwa você encontrará o monumento mais visitado de Omã, que falaremos mais a frente, assim como outros tantos símbolos históricos e culturais do país. Além disso, ao conhecer Nizwa, você poderá aproveitar outras experiências que tornam a cidade e os arredores um dos lugares mais intrigantes do Sultanato de Omã.

o que fazer em Nizwa, Oma

O que fazer em Nizwa – Forte de Nizwa

O Forte de Nizwa é uma edificação do século 17, mas que continua orgulhosamente de pé, recebendo os que o visitam com sua estrutura impactante que demorou 12 anos para ser construída – um exemplo extraordinário da antiga arquitetura omani. Esta construção colossal é a atração mais visitada de Omã e teve extrema importância na proteção da cidade contra forças invasoras que desejavam a riqueza natural da região e a sua localização estratégica na encruzilhada de rotas vitais. Ao andar pela fortaleza, vá até o alto da torre principal, com seu formato circular, e terá uma vista espetacular das montanhas escarpadas, do mar de palmeiras verdes e das casinhas brancas ao redor.

Horário de funcionamento: sábado a quinta-feira das 8h às 18h; e sexta-feira das 8h às 11h. A entrada custa 5 000 OMR.

o que fazer em Nizwa, Oma

O que fazer em Nizwa – Souq de Nizwa

A importância estratégica de Nizwa se dá ao fato de a cidade estar na encruzilhada cultural de Omã. Aqui, aos pés das Montanhas Hajar, era o ponto de encontro entre comerciantes que traziam mercadorias do outro lado da montanha com os traziam mercadorias da região costeira. O conceito ainda permanece, e hoje Nizwa continua sendo o ponto do mercado regional, sendo o antigo souq o lugar onde grande parte deste comércio ainda ocorre.

No Souq de Nizwa, embora você consiga achar um grande número de lojas e barracas que atendem puramente aos turistas, há também uma grande venda de mercadorias tradicionais, alimentos e produtos para moradores locais. Especiarias, água de rosas, tâmaras, tapetes e luminárias estarão à sua disposição para curtir e fazer umas comprinhas. Lá você se sentirá em uma cena saída de tempos passados, com ruas repletas de cerâmicas ricas em detalhes (mostrando que ainda fazem parte da vida em Omã), e senhores sentados em frente às suas lojas, que te mostram a verdadeira hospitalidade omani ao te convidarem para conhecer a sua loja e tomar um café com tâmaras. Além disso, não deixe de visitar um cantinho do mercado que é dedicado às joias, pois muitos consideram as melhores do país.

Na minha opinião, o Souq de Nizwa é melhor que o de Mascate, pois ainda mantém uma certa autenticidade. E como ele está localizado bem perto do Forte de Nizwa, é possível combinar os dois em um único dia. Durante a semana, a maior parte das lojas do abrem das 6h às 13h, antes de fechar durante a tarde e reabrir das 16h às 22h. Às sextas-feiras, as lojas só abrem até às 11h.

Continue lendo para descobrir o que fazer em Nizwa.

Nizwa-Souq-Omã

O que fazer em Nizwa – Forte de Bahla

O Forte de Bahla é uma outra construção de proteção secular, que se tornou Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1987. As ruínas da imensa fortaleza, com suas paredes e torres de tijolos, são um exemplo notável desse tipo de fortificação e um testemunho do poder dos líderes do período.

Bahla-Fort-Nizwa-Omã

De uma magnitude fenomenal, o Forte de Bahla inclui muitas torres, mesquitas e poços. O complexo do forte é enorme, e pode facilmente levar horas para conhecer cada cantinho. Apesar de ser possível notar a sua estrutura singular, infelizmente não havia guia ou audioguia quando estivemos lá, então não tínhamos muita informação sobre cada espaço, pois também não havia descrição adequada.

Você pode visitar o Forte de Bahla de sábado a quinta-feira das 9h às 16h; e sexta-feira das 8h às 11h. O valor da entrada é 500 OMR.

O que fazer em Nizwa – Jabreen Castle

Diferente das outras construções citadas anteriormente, Jabreen Castle é uma edificação que foi construída em tempos de paz, por um líder que se mostrou apaixonado por ciência e arte, tornando Jabreen o castelo mais bonito do Sultanato de Omã. Nele você encontrará vários salões para receber convidados com tapetes e almofadas adornados, biblioteca, salas de jantar, salas de aula e tribunal. O design e arquitetura do castelo são ricos em detalhes que permanecem preservados até os dias de hoje, como janelas decoradas, sacadas de madeira, portais com caligrafia árabe e até mesmo obras no teto com desenhos coloridos.

Jabreen Castle é uma verdadeira obra de arte. Além da construção em si, que já encanta todos os que visitam o castelo, não deixe de visitar uma parte bem famosa, conhecida como The Sun and Moon Hall (o Salão do Sol e da Lua) – uma sala com 14 janelas em duas fileiras, no qual metade delas foram feitas para deixar entrar a luz do sol e a outra metade a luz da lua. Desta forma, a sala sempre tinha luz, seja solar ou lunar. Ainda, o visual em torno do castelo é cercado de palmeiras.

Quando eu estava pesquisando sobre Nizwa, não encontrei pessoas que tivessem ido ao castelo, mas recomendo plenamente que você o inclua em seu roteiro (não deixe de pegar um audioguia na entrada). Jabreen Castle está aberto de sábado a quinta-feira das 9h às 16h; e sexta-feira das 8h às 11h. A entrada custa 500 OMR.

Nizwa, Omã

O que fazer em Nizwa – conhecer as montanhas próximas de Nizwa

Outro passeio muito comum de ser feito em Nizwa é visitar as montanhas de Jebel Shams (a montanha do sol, em árabe), que é o pico mais alto da península arábica e é muitas vezes chamado de Grand Canyon de Omã, com suas vistas sobrenaturais. E também visitar Jebel Akhdar (montanha verde, em árabe) – uma região rica em plantas – dependendo da época do ano, você encontrará rosas, romãs e pêssegos florescendo amplamente, assim como cabras e burros pastando nos canyons.

Jabal-Akhdar-Omã

Apesar de ser comum visitar as montanhas desde Nizwa (ou o contrário, visitar Nizwa a partir das montanhas) recomendo dividir a estadia e passar pelo menos uma noite em cada lugar – uma noite em Nizwa e uma em Jabal Akhdar, que tem resorts ecológicos de luxo, como o Alila Jebel Akhdar (no qual eu fiquei hospedada por duas noites) e o Anantara Al Jabal Al Akhdar Resort.

Jabal-Akhdar-Omã

Em tempo: para conhecer a região das montanhas, é fundamental ter um veículo com tração nas quatro rodas, pois há fiscalização no trajeto.

blog_line-4845389

Como chegar em Nizwa

Nizwa está a aproximadamente 1,5 horas de distância de Mascate, capital de Omã, um dos motivos que fazem a cidade ser visitada em um bate-volta. Mas Nizwa merece ser explorada com calma, ficando pelo menos uma noite na cidade para aproveitar os seus encantos. Como falei anteriormente, uma roadtrip por Omã é a melhor opção para explorar o país. Por isso, a melhor forma de chegar até Nizwa é alugando um carro em Mascate e seguir viagem, parando na cidade litorânea de Sur e explorando os Wadis ao longo do trajeto.

Road-trip-Omã

Onde se hospedar em Nizwa 

As opções de hospedagem são limitadas, sendo o Golden Tulip Nizwa a opção com mais conforto para quem quer ficar perto, sem precisar se deslocar muito para conhecer os pontos turísticos.

Obs.: vi algumas pessoas no Alila fazendo passeios até Nizwa, mas eu não aconselho. Se for para se hospedar neste hotel de luxo, tente passar boa parte do tempo por lá e aproveitar a vista do Grand Canyon de Omã.

O que saber para visitar Omã

Visto

Brasileiros precisam de visto para entrar em Omã. Ele pode ser obtido online com uma autorização de permanência de 10 ou 30 dias, com valores a partir de 5 OMR.

Ao solicitar o visto para Omã, é necessário anexar uma cópia do passaporte e uma foto. Depois disso, é só esperar receber o e-mail com a aprovação (o meu demorou 24 horas), depois imprimir para apresentar à imigração na chegada.

Junto com o visto, todos os viajantes que chegam a Omã precisam apresentar um certificado de vacina COVID-19 declarando que receberam duas doses de qualquer vacina COVID-19 aprovada pelo país (Pfizer BioNTech, Oxford Astrazeneca, Covishield AstraZeneca, Sputnik, Sinovac, Moderna e Sinopharm), ou uma dose única da Johnson & Johnson. A última dose deve ter sido recebida pelo menos quatorze (14) dias antes da chegada.

Além disso, ter um seguro de saúde internacional é um dos pré-requisitos mais recentes para entrar em Omã. Meu recurso de seguro de viagem recomendado e usado é o SquareMouth, uma plataforma para buscar a melhor opção entre as companhias de seguro de viagem. Ele permite que os viajantes adquiram instantaneamente uma apólice de seguro de viagem de todos os principais provedores nos EUA e também deixa claro a cobertura relacionada à COVID de cada apólice.

Ainda, todos os visitantes que chegam em Omã em voos internacionais longos (que levam 8 horas ou mais) devem apresentar um teste de PCR negativo realizado dentro de 96 horas antes da chegada. Para voos mais curtos (com menos de 8 horas), o teste PCR pode ser feito até 72 horas antes da chegada.

Por último, Omã também exige comprovante internacional de vacinação contra febre amarela de países que tenham risco de transmissão, incluindo o Brasil. Portanto, é recomendado ter o comprovante para entrar no país.

Leia mais sobre os últimos requerimentos para visitar Omã.

Eletricidade

A voltagem em Omã é de 240 V e os plugues e tomadas são do tipo G (o mesmo do Reino Unido).

Moeda

A moeda usada em Omã é o rial omanense (OMR). Você pode verificar a taxa de câmbio atual no Google.

Melhor época para visitar Omã

A melhor época para visitar Omã é de outubro a abril, quando as temperaturas estão mais amenas. Tenha cuidado ao visitar o país de maio a setembro, quando os termômetros podem facilmente chegar a 50°C.

Independentemente da estação, esteja preparado para as baixas temperaturas nas montanhas de Jebel Akhdar e no deserto Wahiba Sands, onde você precisará usar um suéter e/ou uma jaqueta corta-vento.

Os melhores passeios em Omã

Alguns dos melhores passeios e coisas para fazer em Omã são:

Onde ficar em Omã (os melhores hotéis do país)

Eu recomendo reservar seus hotéis no Booking.com para obter a melhor tarifa e outras vantagens, como descontos geniais e cancelamento gratuito se seus planos mudarem.

Expedia também é um ótimo lugar para encontrar ofertas de hotéis e estadias exclusivas.

Os melhores hotéis para ficar em Omã são:

OS MELHORES HOTÉIS DE MASCATE

  • Al Bustan Palace, A Ritz-Carlton Hotel: um lindo hotel 5 estrelas situado nas montanhas Al Hajar com vista para o Mar de Omã. Ele tem 3 restaurantes, incluindo um de frutos do mar e um chinês, e tem a sua própria praia privada.
  • Shangri-La Al Husn Resort & Spa: este resort só para adultos é um lugar dos sonhos para ficar em Mascate. A decoração lembra os palácios árabes e é vista nos quartos e em todo o hotel. Além disso, Shangri-la tem uma praia privada, e alguns quartos oferecem vistas deslumbrantes do mar.
  • The Chedi Muscat: um dos melhores hotéis em Mascate, o The Chedi é um hotel de luxo com piscinas cristalinas (incluindo uma só para adultos) e todas as vantagens que você espera de um resort 5 estrelas.
  • Kempinski Hotel Muscat: um moderno hotel 5 estrelas. Neste hotel de luxo, as piscinas são perfeitas para se refrescar durante os meses de verão.

MELHORES HOTÉIS DE NIZWA

MELHORES HOTÉIS DO SUR

  • Zaki Hotel Apartment: este hotel é um excelente lugar para se hospedar em Sur – conta com quartos confortáveis ​​e tem um ótimo restaurante de frutos do mar.
  • Sur Plaza Hotel: embora Sur não tenha uma grande variedade de hotéis, Sur Plaza é um bom lugar se você só precisa de uma cama para dormir à noite.

MELHORES HOTÉIS DE LUXO EM OMÃ

  • Alila Jabal Akhdar: um hotel de luxo com vista para as montanhas de Omã. É o lugar perfeito para relaxar na piscina infinita aquecida enquanto aprecia a vista, fazer um tratamento no spa ou uma caminhada pelo lindo cenário ao redor. Alila é um dos melhores hotéis em Omã para uma lua de mel ou outras ocasiões especiais.
  • Anantara Al Jabal Al Akhdar Resort: sendo o resort 5 estrelas mais alto do Oriente Médio, o Anantara oferece vistas impressionantes das montanhas de Omã. Toda a propriedade é fantástica, mas a linda piscina infinita ganha como o recurso mais bonito.
  • Six Senses Zighy Bay: um hotel de luxo à beira-mar cercado por montanhas. Uma das experiências mais únicas é escolher chegar a este paraíso isolado de lancha, 4×4 ou parapente. As deslumbrantes vilas do Six Senses têm piscinas privativas e são projetadas como uma vila tradicional de Omã.
  • Al Baleed Resort Salalah by Anantara: um hotel à beira-mar no sul de Omã. Este hotel oásis é o primeiro e único resort de luxo com piscina na área – um lugar perfeito para um roteiro fora do comum pelo país.

Transporte em Omã

Aluguel de carros: A melhor maneira de se locomover em Omã é de carro. Planeje alugar um carro assim que chegar a Mascate, para poder explorar o país como quiser. Eu uso a RentalCars para minhas necessidades de aluguel de carros e é a plataforma que eu recomendo.

blog_line-4845389

Leia também:

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

2 comentários em “O que fazer em Nizwa, a cidade histórica de Omã”

    1. Muito obrigada, Claudia! Fico feliz que tenha gostado. Se quiser ver algum destino por aqui, é só falar.
      Uma boa semana pra vc 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Elen-Pradera-Houston

BEM-VINDO

Olá! Meu nome é Elen e eu compartilho experiências de viagens - desde lugares para tomar um cafezinho até estadias em hotéis boutique. Estou aqui para te ajudar e orientar no planejamento das suas próximas férias.

kota-tua-jakarta-7546937

GUIA GRATUITO

Quer conhecer Jacarta, a capital da Indonésia? Então, garanta já o seu guia de viagem gratuito com os melhores pontos da cidade.

Destaques

Rolar para cima