Um lugar intocado, onde você pode dormir com o som das ondas e o barulho das árvores ao vento. Onde poucos passos te separam da praia e você pode caminhar para o ver o sol nascer ou se pôr, apenas com a companhia dos moradores locais – sim, este lugar existe. Sulawesi, um dos grupos de ilhas da Indonésia, tem um formato que lembra uma orquídea ou uma aranha, o que faz com que tenha uma costa excepcionalmente longa. Ao sul de Sulawesi, bem na ponta, está Tanjung Bira.
Tanjung Bira não é um destino tão famoso na Indonésia, como Bali e as ilhas Gili, e até mesmo quem está no país não ouviu falar ou imaginou ir, mas o lugar é um pedaço do paraíso. Nessa região está Pantai Bara – um lugar rústico, repleto de beleza natural e onde o tempo passa com mais calma e de forma bem descontraída, onde você pode ver os pescadores com as suas redes quando a maré está baixa, e que você pode se juntar a outros locais para se divertir ou relaxar ao longo do dia. O mar é incrivelmente azul, e o pôr do sol com diversos tons de laranja é um verdadeiro espetáculo da natureza e uma atração por si só.
Um lugar desses é perfeito para quem gosta de ficar à toa, só curtindo a sombra e água fresca, mas se você estiver procurando algo além de relaxamento, snorkeling e mergulho com cilindro são outras atividades que podem ser feitas enquanto estiver na região. Além disso, também é possível ver as famosas escunas phinisi (tradicional veleiro indonésio que é Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco) sendo construídas. E se tiver tempo, não perca a oportunidade de dar uma esticada a outros destinos de Sulawesi para conhecer mais a cultura indonésia, como Tana Toraja, Makassar e Manado.
Como chegar em Tanjung Bira
O acesso até Tanjung Bira exige um pouco de tempo e paciência, mas torna o lugar ainda mais remoto e tranquilo. O aeroporto mais próximo é o de Makassar – que recebe voos de diversas cidades, incluindo Jacarta, Bali e Yogyakarta – e, após chegar lá, uma viagem de 6 horas de carro é necessária (o ideal é reservar este transfer diretamente com o seu hotel).
Onde ficar em Tanjung Bira
BaraCoco Bangalows (diárias a partir de 500 mil IDR)
Ficamos hospedados no BaraCoco Bangalows, que é um local simples e bem pé na areia em Pantai Bara. Os bangalôs possuem vista para o mar e varanda com redes para aproveitar o dia. Lá também tem um restaurante com culinária indonésia para as principais refeições, mas é bom ter alguma fruta ou outro tipo de lanche com você.
Bara Beach Bangalows (diárias a partir de 950 mil IDR)
O Bara Beach está bem perto do que ficamos e tem praticamente o mesmo estilo. Vimos duas famílias de estrangeiros que estavam hospedadas lá.
Amatoa Resort (diárias a partir de 1,7 milhões IDR)
O mais luxuoso e mais caro dos três, mas se você não abre mão de uma piscina, é no Amatoa que deve se hospedar.
Minhas dicas para aproveitar o melhor de Tanjung Bira
Levar dinheiro em espécie é indispensável, pois muitos lugares não aceitam cartão. Também indico parar em algum mercado depois de sair do aeroporto para comprar lanches para as refeições intermediárias (independente da hospedagem).
Evite levar descartáveis e recolha o lixo que produzir. A praia, apesar de belíssima, lida com o problema que é comum em toda a Indonésia: manejo incorreto do lixo. Vamos tentar fazer a nossa parte e não contribuir ainda mais para esta situação.
Ao se descolar por Sulawesi, não deixe de notar as casas de 3 andares. Cada andar tem um propósito diferente e a casa foi construída sobre um pilar para evitar ataques de intrusos e de animais; o térreo é geralmente onde eles guardam os animais; o primeiro andar é onde os quartos e a sala de reuniões das famílias ficam (normalmente os corpos dos mortos ficam nestas salas antes dos funerais serem realizados); e o terceiro andar é o lugar mais sagrado e representa o mundo superior.
E então, já colocou Tanjung Bira na sua lista? Visite também outros destinos de praia na Indonésia;
Bali: motivos para a Ilha dos Deuses ser o próximo destino para as suas férias
Conheça Kuta Lombok, na Indonésia, e as duas praias mais paradisíacas da região