Roteiro completo de 5 dias para conhecer Creta, a maior ilha da Grécia

Chania-Greece-Crete-September-2021-08920 2

Está planejando uma viagem para Creta e quer conhecer os locais mais maravilhosos ao redor de Chania, uma das principais cidades da ilha? Este post é para você! Aqui você encontrará um roteiro detalhado para passar 5 dias em Creta, incluindo as melhores praias para visitar, atrações próximas e restaurantes deliciosos para conhecer.

Roteiro de Creta – Dia 1

No primeiro dia do seu roteiro de Creta, comece se acostumando com o fuso horário e relaxando na piscina e na praia do hotel (eu recomendo o Domes Zeen Chania).

Quando a fome bater, dirija-se ao centro histórico de Chania para almoçar – eu indico o restaurante Salis pela varandinha charmosa com vista para o porto. Saboreie o menu pedindo alguns mezes e os deliciosos pratos principais. Para o meze, sugiro o peinerli with kimas, croquettes e polvo grelhado.

Piscina do hotel Domes Zeen Chania, em Creta
Hotel Domes Zeen Chania

Quando terminar o almoço, passeie pelas encantadoras ruas do centro histórico de Chania (Old Town) e pare alguns segundos no Porto Veneziano para apreciar o Farol de Chania.

Para o jantar, saboreie alguns petiscos e bebidas no Pallas, um restaurante à beira-mar em um prédio de 1800, onde você pode jantar enquanto aprecia o pôr do sol no horizonte. O menu aqui inclui pratos típicos de Creta com uma pegada italiana (o Aperol Spritz é uma ótima escolha de drink).

ROTEIRO DE CRETA – RESUMO DO DIA 1

  • Praia e piscina do hotel
  • Almoço no Salis
  • Chania Old Town para ver o porto e o farol
  • Jantar no Pallas
Centro de Chania, Creta

Roteiro de Creta – Dia 2

Agora o seu roteiro de verão está realmente começando. Hoje você vai visitar as melhores praias de Creta perto de Chania.

Acorde cedo para ver Seitan Limania, um dos lugares mais bonitos da ilha com um lindo penhasco com vista para o mar azul-turquesa. A viagem de Chania leva aproximadamente 40 minutos para chegar ao estacionamento de Seitan Limania. Uma vez lá, você precisa caminhar por 15 minutos por um caminho rochoso para chegar à praia.

Não há instalações em Seitan Limania, então leve água e uma toalha para deitar e relaxar na praia. Além disso, recomendo ir cedo à praia, de preferência por volta das 8h, e sair quando a multidão começar a chegar (por volta das 10h). Confie em mim, fica desconfortavelmente lotado e há outros lugares impressionantes para visitar hoje.

Depois de visitar Seitan Limania, é hora de ver Marathi Beach. Esta é uma ótima praia para famílias por causa de suas águas rasas e calmas e acesso a restaurantes. É aqui que recomendo almoçar (eu fui ao restaurante Loukoulos).

Depois de terminar com Marathi, é hora de ver uma das praias mais deslumbrantes de Creta – Loutraki. Esta praia não faz parte de muitos roteiros para Creta, pois Loutraki é conhecida principalmente por moradores locais e turistas experientes que fazem de Creta seu destino anual de verão. Aqui, as águas azul-turquesa são deslumbrantes e, como não há ondas, são muito convidativas para nadar e boaiar.

Para jantar, volte para a Old Town para visitar Oinopoieio – um restaurante que proporciona uma experiência de taverna clássica e tem pratos cretenses a um preço acessível, bem como vinhos locais em garrafa. Os destaques do menu incluem caracóis fritos, cordeiro e salada de Creta.

Praia Loutraki, Creta

ROTEIRO DE CRETA – RESUMO DO DIA 2

  • Seitan Limania
  • Praia Marathi
  • Almoço em Loukoulos
  • Praia de Loutraki
  • Jantar no Oinopoieio

Roteiro de Creta – Dia 3

Comece o terceiro dia do seu roteiro em Creta indo à praia de Balos. Mais uma vez, recomendo começar cedo e planejar chegar à praia antes das 10h (na real, é melhor chegar antes das 9h). Tenha em mente que leva cerca de 1h30 para chegar a Balos a partir de Chania.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE LER: Guia completo para conhecer Balos

Depois de Balos, quando a praia começar a ficar cheia, siga para a praia de Falassarna, mas faça uma parada rápida na Taverna Spilios para almoçar.

Em Falassarna, você pode alugar uma cadeira e guarda-sol em uma das barracas de aluguel ou esticar sua toalha para aproveitar o resto do dia. Aqui você terá acesso a várias empresas de esportes aquáticos que oferecem aula de surf, jet-ski e parasail.

Para o jantar, visite o restaurante Periplous para uma refeição à beira-mar recheada de frutos do mar frescos e massas.

ROTEIRO DE CRETA – RESUMO DO DIA 3

  • Balos
  • Almoço na Taverna Spilios
  • Praia de Falassarna
  • Jantar no Periplous

Roteiro de Creta – Dia 4

No quarto dia do seu roteiro de Creta, faça outra caminhada por Old Town e almoce cedo e calmamente no Ginger Concept. Este restaurante inspirado em Bali fica em uma das ruas mais fofas de Chania e você certamente vai querer passar um bom tempo aqui (ah, a dona é brasileira).

Em seguida, continue até o Mosteiro de Agia Triada, um dos mais belos mosteiros de Creta. Aqui você pode passear para admirar a encantadora estrutura e seus jardins, bem como visitar a loja e o museu para provar e comprar vinhos e azeites produzidos localmente.

Mosteiro de Agia Triada

Depois do mosteiro, é hora de praia! Siga até a praia de Stavros, uma das melhores praias de Creta. Ela está fechada para o mar aberto, então as águas rasas e calmas de Stavros são ideais para stand-up paddle e para ver os pequenos peixes nadando ao redor.

Para o jantar, reserve uma mesa na Manousakis Winery. Você pode desfrutar de uma degustação de vinhos e jantar os pratos do delicioso menu que inclui um cordeiro perfeitamente cozido, folhas de uva recheadas e bolinhos de abobrinha.

Stavros, Creta

ROTEIRO DE CRETA – RESUMO DO DIA 4

  • Old Town
  • Almoço no Ginger Concept
  • Mosteiro Agia Triada
  • Praia de Stavros
  • Jantar na Manousakis Winery

Roteiro de Creta – Dia 5

No último dia do seu roteiro de Creta, você visitará a extraordinária Elafonisi, a praia de areia rosa da ilha. Como Elafonisi é uma das mais bonitas praias de Creta e tem acesso relativamente fácil, geralmente fica lotada no meio da manhã. Então, novamente, planeje chegar antes das 9h.

Se a primeira parte da praia com as cadeiras e guarda-sóis de aluguel estiver muito cheia para você, então o outro lado das dunas trará a paz e o isolamento que você procura. Traga um lanche e planeje almoçar depois da última praia, no caminho de volta ao hotel.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE LER: Seu guia completo para visitar a praia de Elafonisi

Praia rosa - Elafonisi, Creta

Satisfeito com Elafonisi? É hora de ir à Kedrodasos, uma praia menos movimentada e (surpreendentemente) ainda mais bonita que Balos e Elafonisi. A vista do mar fluorescente e o isolamento de Kedrodasos são a melhor maneira de terminar os seus dias em Creta.

Ao sair de Kedrodasos, pare para almoçar ou fazer uma refeição rápida na Taverna Kochilas que serve pratos deliciosos de Creta, como abobrinha recheada e salada cretense, ou Kosmos Fish Tavern – para frutos do mar frescos. Se tiver tempo, pare no Mosteiro Chrysoskalitissa que fica pertinho dos restaurantes.

Kedrodasos, Creta

Para o seu último jantar em Creta, visite o To Maridaki, um restaurante sem muita pompa, mas que serve frutos do mar extremamente frescos (um dos melhores da ilha). Aqui, eu recomendo a lula frita crocante e o peixe do dia grelhado. Além disso, aproveite para saborear os vinhos locais que tem um preço excelente.

ROTEIRO DE CRETA – RESUMO DO DIA 5

  • Elafonisi
  • Praia de Kedrodasos
  • Almoço na Kosmos Tavern Kochilas ou Fish Tavern
  • Mosteiro de Crisoskalitissa
  • Jantar no To Maridaki

LEIA TAMBÉM: 8 praias deslumbrantes para visitar na ilha de Creta, Grécia

Tem mais dias? Escolha uma das outras principais cidades de Creta, Heraklion ou Rethymno, para visitar (ou talvez ambas). Com mais tempo, você também pode voltar para sua praia favorita, passar algum tempo no spa do hotel e dirigir para encontrar locais únicos na ilha.

Praia em Creta

Dicas para o seu roteiro de Creta

Visto

A Grécia faz parte do espaço Schengen europeu, que oferece 90 dias de entrada gratuita a cada 180 dias para visitantes de vários países. Isso permite que turistas brasileiros entrem na Grécia e viajem entre outros países europeus por até 90 dias por estadia.

Atualmente, as regras para entrada de brasileiros na Grécia são as seguintes:

  • Apresentar comprovante de vacinação realizada há pelo menos 14 dias ou apresentar comprovante de infecção por Covid-19 (com no máximo 90 dias e no mínimo 30 dias);
  • Apresentar teste RT-PCR com resultado negativo, realizado até 72 horas antes da chegada ou apresentar teste de antígeno com resultado negativo, realizado até 24 horas antes da chegada;
  • Seguro saúde com cobertura para Covid-19;
  • Formulário online preenchido com os dados dos passageiros (agora é opcional);

Ao planejar sua viagem à Grécia, verifique o site Schengen da UE para obter as informações e os requisitos mais recentes para entrada.

Seguro de Viagem

Desde a pandemia, o seguro-viagem se tornou quase essencial para todo tipo de viagem e é um dos requisitos para entrada na Grécia. O meu recurso de seguro de viagem recomendado e usado é o SquareMouth, uma plataforma para buscar a melhor opção entre as companhias de seguro de viagem.

SquareMouth permite que os viajantes adquiram instantaneamente uma apólice de seguro de viagem dentre as principais seguradoras. Além disso, a plataforma também deixa claro a cobertura relacionada à COVID de cada seguro.

Moeda

A moeda utilizada na Grécia é o Euro (EUR). A taxa de câmbio atual é de aproximadamente 1 EUR a R$ 5,60. Você pode verificar a taxa de câmbio atual do euro no Google.

Enquanto viajo, eu pessoalmente uso um cartão de débito gratuito Charles Schwab. Ele oferece reembolsos ilimitados de taxas em caixas eletrônicos em todo o mundo, não tem taxa de transação estrangeira e utiliza a taxa de câmbio real.

Melhor época para visitar a Grécia

A melhor época para visitar Creta e explorar suas praias é entre abril e outubro. Julho e agosto podem ser muito cheios, então eu recomendo os meses de abril, maio, setembro e outubro.

Eu estive em Creta em meados de setembro e tive dias de sol perfeitos e temperaturas quentes.

Os melhores passeios em Creta

Alguns dos melhores passeios e excursões para fazer na Ilha de Creta são:

Onde ficar em Creta (Melhores hotéis perto de Chania)

Eu recomendo reservar hotéis no Booking.com para obter a melhor tarifa e outras vantagens (como descontos e cancelamento gratuito, caso seus planos mudem).

Estes são os melhores hotéis para ficar em Creta:

Domes Zeen Chania – para uma experiência de luxo à beira-mar, esta é uma das melhores opções. O hotel tem uma piscina perfeita, academia ao ar livre, serviço de praia com cadeiras e guarda-sóis, é bom para famílias e faz parte da Luxury Collection de hotéis. Seus quartos sofisticados e confortáveis ​​possuem amenidades Byredo, e muitos contam com piscinas privativas.

Domes Noruz Chania – outro hotel à beira-mar com quartos modernos, bem iluminados e com piscinas privadas. É a melhor opção para casais, pois é apenas para adultos e faz parte da Authograph Collection da rede Marriot.

Casa Delfino Hotel & Spa – localizada no coração do pitoresco centro histórico de Chania, esta autêntica mansão veneziana do século XVII tem um terraço na cobertura com vista para a cidade e o porto.

Transporte na Ilha de Creta

Transporte público: Você pode encontrar um sistema de ônibus em Creta para chegar a alguns lugares da ilha. Confira suas rotas e horários no site.

Aluguel de carros: A melhor maneira de se locomover em Creta e visitar suas praias é de carro. Planeje alugar um carro assim que chegar à ilha para poder explorar as praias acima.

Quando se trata de aluguel de carros, eu sou fã da Rentalcars.com há algum tempo. Nela você pode conferir e escolher entre as melhores tarifas das principais empresas de aluguel de carro.

blog_line-4773264

LEIA TAMBÉM:

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Elen-Pradera-Houston

BEM-VINDO

Olá! Meu nome é Elen e eu compartilho experiências de viagens - desde lugares para tomar um cafezinho até estadias em hotéis boutique. Estou aqui para te ajudar e orientar no planejamento das suas próximas férias.

kota-tua-jakarta-7546937

GUIA GRATUITO

Quer conhecer Jacarta, a capital da Indonésia? Então, garanta já o seu guia de viagem gratuito com os melhores pontos da cidade.

Destaques

Rolar para cima