Seu guia completo para visitar Elafonisi, a praia rosa na ilha de Creta, Grécia

Elafonisi-Greece-Crete-September-2021-09182

Elafonisi é uma praia magnífica com areia rosada e mar calminho e cristalino na ilha de Creta, na Grécia. Ela fica na costa sudoeste de Chania, uma das cidades mais charmosas da ilha e uma das melhores bases para explorar Creta.

Se você está planejando visitar Elafonisi, nadar em suas águas transparentes e curtir um pouquinho do verão europeu aqui, este artigo é para você! Encontre aqui um guia completo para conhecer a praia de Elafonisi, incluindo como chegar, os melhores hotéis para se hospedar, e mais.

Areia rosa da praia de Elafonisi em Creta, Grécia

Elafonisi é uma das praias mais bonitas e populares de Creta. O lugar ficou famoso por ser uma das poucas praias do mundo com areia rosada (por isso também é conhecida como Pink Beach). E embora haja muitos motivos para esse fenômeno ocorrer, independentemente da cor da areia, o mar de Elafonisi tem uma tonalidade azul esverdeada perfeita e super atrativa para um dia de verão.

Ainda, as águas de Elafonisi são calminhas e ótimas para crianças e adultos. A parte principal da praia (onde ficam as cadeiras de aluguel e guarda-sóis) é bem rasa, e você pode caminhar por algum tempo sem que a água chegue à cintura. Já na segunda parte da praia (depois das dunas), o mar é perfeito para um mergulho e para esticar a toalha sobre a areia para aproveitar o dia.

Onde fica a praia de Elafonisi

É possível chegar à Elafonisi a partir das principais cidades de Creta – Chania, Heraklion e Rethymno.

Aqui estão as distâncias aproximadas:

  • Chania: 70 quilômetros
  • Rethymno: 130 quilômetros
  • Heraklion: 210 quilômetros
Praia de Elafonisi em Creta, Grécia

Visitar Elafonisi saindo de Heraklion ou Rethymno levaria de 2 a 4 horas. E já que o trajeto é muito longo, você provavelmente perderia a maior parte do dia no deslocamento. Então, eu não recomendo ficar em nenhuma das duas para visitar Elafonisi.

Por isso, a melhor cidade para ficar e visitar Elafonisi é Chania, onde se chega à praia em cerca de 1,5 horas.

Se você estiver voando para Creta, o aeroporto mais próximo de Elafonisi é o de Chania. Ele recebe voos internacionais de outras cidades da Europa, como Londres e Frankfurt, e da capital da Grécia – Atenas.

Além disso, Creta também está conectada a Atenas e outras ilhas Cíclades (Santorini e Mykonos) por ferry com chegadas em Heraklion ou Chania.

Onde ficar para visitar Elafonisi

Com as distâncias mencionadas acima, os melhores lugares para se hospedar e visitar Elafonisi são as cidades pequenas próximas à própria praia ou em Chania, onde você terá acesso a restaurantes, bares e muitas outras atrações.

HOTÉIS PERTO DE ELAFONISI

Elafonisi Resort by Kalomirakis Family – localizado logo na entrada da praia, este hotel é uma opção perfeita para quem prefere chegar cedo e sair antes dos turistas que vem com as excursões.

MELHORES HOTÉIS EM CHANIA

Domes Zeen Chania – para uma experiência de luxo à beira-mar, esta é uma das melhores alternativas. O hotel tem uma piscina perfeita, academia ao ar livre e serviço de praia com cadeiras e guarda-sóis. Ele é excelente para famílias com crianças e também faz parte da coleção de hotéis de luxo da rede Marriot. Seus quartos sofisticados e confortáveis ​​têm amenidades Byredo e muitos ainda têm piscinas privativas.

Domes Noruz Chania – outro hotel à beira-mar com quartos modernos, bem iluminados e com piscinas privativas. É a melhor opção para casais, pois é apenas para adultos, e faz parte da Authograph Collection da rede Marriot.

Piscina do hotel Domes Zeen Chania
Domes Zeen Chania

Porto Antico – um hotel histórico construído em 1659 que está localizado no colorido porto veneziano de Chania. Neste hotel, seus quartos podem ter vista para o centro histórico, o porto e o farol de Pharos.

Belmondo Hotel – também no porto veneziano, onde muitos restaurantes e tavernas estão localizados e com vistas deslumbrantes do centro histórico de Chania.

Casa Delfino Hotel & Spa – localizada no coração do pitoresco centro histórico de Chania, esta autêntica mansão veneziana do século XVII tem um terraço na cobertura com vista para a cidade e o porto.

Chegando a Elafonisi a partir de Chania

Embora existam muitas empresas de turismo em Chania que oferecem passeios de um dia para a praia de Elafonisi, chegar aqui é relativamente fácil se você estiver dirigindo seu próprio carro ou um carro alugado. Em 1 hora e meia de carro, você verá cidades charmosas ao longo do caminho e ter vistas panorâmicas das montanhas de Creta.

Quando se trata de aluguel de carros, eu sou fã da Rentalcars.com há algum tempo. Nela você pode conferir e escolher entre as melhores tarifas das principais empresas de aluguel de carro.

Agora, se você não quer dirigir e prefere deixar que outros cuidem das estradas por você, é possível visitar Elafonisi com um tour a partir de Chania ou Rethymno.

Além disso, você pode chegar à Praia de Elafonisi de ônibus a partir da Estação Rodoviária Central de Chania, que fica perto do Mercado Antigo de Chania, no centro histórico. A viagem de ônibus dura cerca de 2 horas e você pode visitar a estação ou conferir os horários dos ônibus no site da empresa KTEL.

Instalações na praia de Elafonisi

Em Elafonisi você encontrará cadeiras de praia e serviço de aluguel de guarda-sóis por cerca de €10, dependendo da época.

E embora você possa encontrar cantinas na entrada da praia servindo lanches, sanduíches e bebidas alcoólicas / não alcoólicas, a melhor opção é levar alguns lanchinhos e água com você.

Na praia você também vai encontrar alguns banheiros públicos – é  só pagar uma pequena taxa para utilizá-los.

Cadeiras e guarda-sóis na ilha de Creta, Grécia

Melhor época para visitar a praia de Elafonisi

Como muitas praias gregas, a melhor época para visitar a praia de Elafonisi é de maio ao início de novembro. Apenas tenha em mente que julho e agosto são meses muito agitados e quentes em Creta.

Eu estive em Elafonisi em um dia de semana em meados de setembro – consegui curtir a praia sem multidões e com um clima perfeito. Cheguei antes das 9h e saí por volta das 13h para ver a vizinha Kedrodasos.

Melhores dicas para visitar a praia de Elafonisi

Se a praia estiver cheia demais, vá em frente até a enseada do outro lado das dunas, no final da praia, onde as águas são azul-turquesa brilhante e o mar convida para um mergulho em um dia quente. Esta parte da praia é mais rústica e não conta com instalações como aluguel de cadeira e guarda-sol, então traga sua toalha para relaxar à beira-mar.

Além disso, devido ao seu acesso relativamente fácil, a praia fica lotada no meio do dia. É melhor começar o dia cedo, planejando chegar antes das 9h e sair por volta do meio-dia para a conhecer Kedrodasos, uma praia próxima que fica a apenas 10 minutos de distância e é uma das melhores praias de Creta perto de Chania.

E se não pretende almoçar na praia, leve lanchinhos, frutas e água suficiente.

Praia de Elafonisi em Creta, Grécia

Locais para visitar perto da praia de Elafonisi

Da praia de Elafonisi, dirija cerca de 1,6 quilômetros até a vizinha Kedrodasos, um local intocado com águas neon em muitos tons de turquesa. Do estacionamento pedregoso, você precisa descer 10 minutos por um caminho de terra para chegar à praia, mas é uma trilha fácil e 100% vale a pena.

Para mim, Kedrodados foi a melhor praia de Creta. Enquanto Elafonisi recebe a maioria das pessoas, em Kedrodasos você encontrará paz e tranquilidade, podendo ter partes da praia e até mesmo ter o mar todinho só para você.

Praia de Kedrodasos em Creta, Grécia

E a cerca de 4,8 quilômetros de Elafonisi, você encontrará o Mosteiro Chrysoskalitissa que oferece uma vista impressionante da área e do oceano. Ao redor do mosteiro, na estrada principal, você encontrará tabernas como a Tavern Kochilas, que serve refeições típicas de Creta, como abobrinha recheada e salada grega, e a Kosmos Fish Tavern para frutos do mar frescos.

LEIA TAMBÉM:

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Elen-Pradera-Houston

BEM-VINDO

Olá! Meu nome é Elen e eu compartilho experiências de viagens - desde lugares para tomar um cafezinho até estadias em hotéis boutique. Estou aqui para te ajudar e orientar no planejamento das suas próximas férias.

kota-tua-jakarta-7546937

GUIA GRATUITO

Quer conhecer Jacarta, a capital da Indonésia? Então, garanta já o seu guia de viagem gratuito com os melhores pontos da cidade.

Destaques

Rolar para cima