Roteiro de Java – a rota perfeita para a sua próxima viagem

Jakarta-Indonesia

Java é a principal ilha da Indonésia, onde vivem aproximadamente 140 milhões de pessoas. Apesar disso, a maioria dos 15 milhões de turistas que visitam a Indonésia todos os anos vão direto para Bali, deixando a ilha esquecida. Mas é inquestionável – há muito para ver e fazer em Java: caminhar por templos mundialmente famosos, explorar vulcões ativos, passear por plantações de café e terraços de arroz, e visitar mesquitas. Além da cultura, arquitetura e atrativos naturais, a culinária javanesa é outro ponto importante – há uma vasta seleção de pratos ricos em especiarias para experimentar. Continue lendo para conferir um roteiro perfeito para conhecer o melhor de Java.

Roteiro-de-java-a-melhor-rota-para-conhecer-esta-ilha-da-Indonesia

 

Roteiro de Java – Jacarta

Seu roteiro por Java começará em Jacarta, capital da Indonésia, onde você provavelmente chegará no país. Esta grande metrópole é um caldeirão de culturas e lar de quase 10 milhões de pessoas. Jacarta é o local perfeito para chegar à Indonésia e iniciar o seu itinerário por Java com uma imersão cultural, já que a cidade tem um pé nas tradições javanesas (e indonésias) e outro no mundo ocidental – visto no contraste das mesquitas e grandes shoppings lado a lado.

Em Jacarta, fique pelo menos 2 dias para se recuperar do jet lag e ver os destaques da cidade – como a Mesquita Istqlal, o Monumento Nacional (Monas), e para aprender sobre a cultura indonésia no Museu Nacional. Leia também este roteiro de 2 dias para visitar Jacarta.

Onde ficar em Jacarta:

Shangri-la Hotel

Mandarin Oriental

Aproveite para conferir a minha lista completa de hotéis para ficar em Jacarta.

Roteiro-para-conhecer-Java-Jakarta

 

Roteiro de Java – Yogyakarta

De Jacarta, continue o seu roteiro por Java pegando o trem (cerca de 8 horas) ou avião (1,5 horas) para Yogyakarta, a cidade cultural de Java.

Yogyakarta é o berço da civilização na ilha de Java, com suas atrações construídas há centenas de anos. Em Yogyakarta ainda é possível entrar em contato com as culturas budista e hindu (ao visitar os diversos templos da cidade), mas também com a cultura muçulmana, indo ao palácio do sultão.

As atrações imperdíveis em Yogyakarta são os templos Borobudur e Prambanan, o Keraton (o palácio do sultão) e o Taman Sari (o antigo jardim real do sultão).

Planeje passar 2 dias em Yogyakarta para fazer conhecer as atrações de forma corrida, ou 3 dias para conferir todas as atrações com calma.

Saiba mais sobre o que fazer em Yogyakarta neste Guia essencial para visitar Yogyarkarta.

Onde ficar em Yogyakarta:

Hyatt Regency Yogyakarta

 

Guia-de-Java-Yogyakarta-Borobudur-Templo

 

Roteiro de  Java – Malang

Depois de Yogyakarta, pegue o trem (aproximadamente 8 horas) para Malang.

Malang faz parte de todos os roteiros para visitar Java porque é a melhor cidade base para visitar o Monte Bromo, um dos vulcões ativos da ilha, que está localizado no Parque Nacional Brommo Temmer Semeru.

Fique pelo menos 2 dias em Malang: um para visitar o Monte Bromo com um tour  e outro dia para conferir uma das melhores atrações de Malang.

Não deixe de conferir o guia completo para visitar o Monte Bromo.

Onde ficar em Malang:

Hotel Tugu Malang

Mointe-Bromo-Java-Indonesia

 

Roteriro de Java – Banyuwangi

Depois de Malang, é hora de ir para Banyuwangi (cerca de 7 horas de trem) para visitar outro vulcão em seu itinerário de Java – desta vez, Kawah Ijen.

Kawah Ijen é a cratera de um vulcão ativo na ilha de Java que é conhecido por seu fenômeno chamado de electric blue flames, e também por seu imenso lago turquesa.

Fique 3 dias em Banyuwangi: um para fazer o tour para Kawah Ijen; outro para fazer um passeio de mergulho ou snorkeling em Menjangan (em Bali); e mais um para conferir as praias de areia vulcânica da região.

Onde ficar em Banyuwangi:

Dialoog Banyuwangi

Veja também tudo o que você precisa saber sobre o tour para conhecer Kawah Ijen.

blog_line-4845389

Agora que você está na parte leste de Java, você tem a opção de continuar seu roteiro seguindo viagem para Bali ou terminar a sua estadia pela Indonésia pegando um avião de volta para Jacarta.

 

De Java para Bali

Embora esteja localizada em Java, Banyuwangi também está conectada a Bali por barco.

Depois de visitar Java, se quiser seguir para Bali, você pode pegar a balsa no porto de Ketapang, em Banyuwangi, para o porto de Gilimanuk, na parte oeste de Bali (a viagem dura menos de 1 hora).

Quando chegar em Bali, você estará muito perto de Menjangan. Você pode ficar em Menjangan e desfrutar de um dos melhores pontos de mergulho em Bali, ou pode combinar um transfer com seu hotel para te levar a Ubud, Uluwatu ou Canggu – o trajeto de carro a estes destinos leva entre 3 e 5 horas.

Como-ir-de-java-a-bali

 

Extras para adicionar ao seu roteiro de Java

Se você estiver planejando pegar o trem de Jacarta para Yogyakarta e quiser parar no caminho, tente passar algum tempo em Bandung. Em Bandung você pode conferir as plantações de café e experimentar o café luwak – um tipo de café extremamente exclusivo e caro, feito com grãos de café que foram ingeridos e defecados por um animal conhecido como civeta. Você também pode aproveitar a oportunidade para visitar Kawah Putih, uma cratera de vulcão que tem uma impressionante cor branca e paisagem onírica.

Agora se quiser adicionar um pouco de praia ao seu roteiro, não deixe de visitar Thousand Islands saindo de Jacarta. Você pode passar uma noite no Pulau Macan Eco Resort (saiba mais sobre Pulau Macan) ou simplesmente fazer uma viagem de um dia para uma das ilhas próximas, como Pulau Sepa.

roteiro-de-java-pulau-macan-jacarta-indonesia

Está em busca de águas cristalinas e palmeiras? Java não irá te decepcionar! Adicione uma parada após Malang, fazendo um rápido desvio para Semarang, e visite Karimunjawa. Aqui os dias passarão sob palmeiras, curtindo passeios de barco e repletos de mergulho e snorkel. Leia tudo o que você precisa saber sobre Karimunjawa, incluindo como chegar e onde se hospedar.

Karimunjawa-Java-Indonesia

 

O que comer em Java

Falando em culinária, alguns pratos típicos que você deve experimentar em Java são: Nasi Goreng, Beef Rendang, Sop Buntut, Satay e Gago Gado. Quer saber mais sobre a culinária indonésia? Descubra outros pratos neste post.

 

Onde comprar passagens de trem e avião na Indonésia

O melhor lugar para comprar passagens de avião e trem na Indonésia é através do site Traveloka.

 

Como ficar conectado em Java

Ao pousar em Jacarta, ainda antes de sair do aeroporto, compre um chip com pacote de dados. Você pode escolher entre as empresas Telkomsel ou XL.

As cidades mencionadas acima têm grande cobertura de dados e será muito simples se manter conectado durante a sua passagem por Java.

 

Se você terminou seu roteiro por Java e deseja continuar sua viagem pela Indonésia, então não deixe de ler todos os posts sobre Bali.

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

elen-pradera

BEM-VINDO

Eu sou Elen e eu compartilho experiências de viagens - desde lugares para tomar um cafezinho até estadias em hotéis boutique. Estou aqui para te ajudar e orientar no planejamento das suas próximas férias.

kota-tua-jakarta-7546937

GUIA GRATUITO

Quer conhecer Jacarta, a capital da Indonésia? Então, garanta já o seu guia de viagem gratuito com os melhores pontos da cidade.

Destaques

Rolar para cima